Blog do UOL Tecnologia

No Twitter, tamanho não é documento, diz pesquisa

Renato Bueno

O ator Ashton Kutcher (5,8 milhões de seguidores) e a cantora Lady Gaga (6,5 milhões) são algumas das celebridades mais veneradas nesse estranho mundo do Twitter. Mas, apesar de serem carinhas bonitas (ou nem sempre) adoradas por legiões de fãs, eles não têm tanto ''poder de influenciar pessoas'', segundo uma pesquisa feita pela  Northwestern University (Illinois, EUA).

A pesquisa, citada pelo Telegraph, diz que pessoas com muito conhecimento sobre determinado assunto têm mais poder de influenciar a opinião dos outros do que as celebridades – mesmo que o especialistas tenha apenas algumas centenas de seguidores.

''Se alguém da BP [empresa envolvida no vazamento de óleo no Golfo do México] tuitar sobre o vazamento, suas opiniões terão muito mais peso e serão mais interessantes que as de Ashton Kutcher, que tem uma legião de seguidores'', disse o professor Alok Choudhary ao Telegraph.

O estudo sobre a ''meritocracia'' envolveu análises diárias de tuitadas referentes aos ''trending topics'' e resultou em um site que mostra os usuários mais relevantes para cada assunto em discussão. A ''descoberta'', afinal, pode não ser tão surpreendente, mas é sempre bom ver estudiosos menosprezando celebridades e reconhecendo o valor dos ''verdadeiros tuiteiros'' – seja lá quem forem eles.

______

Influência no Twitter: Pulse of Tweeters.
Lá do Telegraph.
Imagem: Reprodução.

  1. spella-online

    12/10/2010 00:45:13

    o que eu estava procurando, obrigado

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso