Blog do UOL Tecnologia

Morram de inveja, applemaníacos: celular conceito atualiza hardware como se fosse Lego

Ana Ikeda

Se você acha o iPhone “o melhor smartphone do mundo”, não desgruda dele, não consegue viver sem ele, ficou horas na fila madrugada a dentro para conseguir o último modelo… pule este post.

Estamos aqui para falar de um conceito revolucionário que a Apple faz questão de ignorar: o de um celular que permite ao usuário trocar partes do hardware conforme o mundo evolui… Sim, sem ter que jogar fora tudo quando é lançado um modelo mais rápido, com tela de imagem melhor e câmera com maior resolução.

Nem um cartão para expandir a memória dá para colocar, Jobs!

Pois bem, o designer Simon Lyons criou o Modula, que como o próprio nome sugere, tem módulos removíveis. Cada um deles abriga diferentes dispositivos – câmera, memória, processador, etc – que podem ser substituídos por novas peças conforme a tecnologia é atualizada (tipo, uma vez por semana!)

O Modula traria tela multitouch resistente à marcas de dedos, é dual SIM (dá para usar dois chips de operadoras diferentes), falantes estéreos e câmera para fotos e vídeos.  Sim, por enquanto é apenas um modelo conceitual.

É fã da Apple e chegou até o final do post? Então conte para nós o que você fez com seus aparelhos (#1, #2, #3, #3GS…) agora que está com o iPhone 4. Ou que fará com o #4 quando o iPhone #5 for lançado ano que vem…

______

Lá do Design Blog.
Imagem: Divulgação.

  1. Samuell

    28/06/2011 08:53:07

    Eu que possuo um 3GS e um humilde 3G nao me impressionei nem um pouco. Acho e que o autor nao tem é dinheiro pra comprar um iPhone. Se duvidar ele acha o Nokia N8 com Symbian (aaaaargh) melhor que o iPhone 4 só pq tem camera 12mp e flash xenon hehehehehe paciencia ne.

  2. Bateria Blackberry

    10/11/2010 17:02:12

    A Apple é uma empresa extraordinária mas, estranho a matéria se ligar ao iPhone em específico, sendo que todos os celulares/smartphones produzidos até hoje dificilmente permitem trocar peças que não sejam memória ou bateria.

  3. PoolS

    30/09/2010 14:58:20

    Estranho a matéria se ligar ao iPhone em específico, sendo que todos os celulares/smartphones produzidos até hoje dificilmente permitem trocar peças que não sejam memória ou bateria.Poderia ter usado celulares android também.Isso me pareceu uma forma de ganhar audiência gratuita em cima de um protótipo.Inclusive temos protótipos de carros que andam movidos a bateria solar e água. Imensamente superiores ao "cacarecos" produzidos hoje no mundo, não?

  4. Eduardo Santos

    30/09/2010 12:58:00

    Não sou Applemaníaco, não tenho um iPhone... e nem por isso deixei de achar o texto muito preconceituoso, algo feito por alguém com rancor / raiva da Apple.Meu caro, mercado é mercado, e cada um o explora do jeito que quiser. Quem faz a tendência do mercado são os consumidores, que (ok, podendo ser influenciados) fazem compras e ditam o que é mais usado.Quanto ao produto, realmente é muito interessante a idéia, possivelmente eu mesmo teria um. Mas acredito que dificilmente vingará, pois é interessante somente ao público, e não às grandes corporações, que tendem a vender tudo em kit e não separadamente - lucro maior.

  5. Arion Bergman

    30/09/2010 10:27:56

    Como assim câmera inferior? sem multi-tarefa? recurso de copiar e colar? Acho que alguns comentários estão um pouco defasados...Já tive Nokia n95, Sony Ericsson, Motorola e etc. e nenhum desses telefones chegou perto do iPhone!É bom lembrar que se não fosse a concorrência aberta pela Apple teríamos hoje celulares medíocres, com "teclinhas", softwares ridículos e design de tijolo. E quem conseguia abrir um browser de maneira decente em celulares anteriores ao iPhone??? Por favor, me digam...A tendência Touch Screen presente atualmente na grande maioria dos celulares só ganhou força após o nascimento do iPhone.Não sou defensor da Apple e nem trabalho na empresa, mas algumas verdades precisam ser ditas... Os caras revolucionaram....

  6. Renato Rebuffo

    30/09/2010 10:20:23

    Rafel Cesar - Só um detalhe, mas o iPhone 4 possuí sim multi tarefa (não é bem uma multi tarefa, mas simula uma) e copiar e colar já estava disponível desde a versão 3.0 do iOS...Mas apesar de ter o iPhone e por enquanto não pretendo trocar, mas esse conceito pode ser uma boa... mas como a propria noticia diz, é apenas um modelo conceitual, então para isso se tornar realidade pode no meio do caminho, se mostrar inviável tecnicamente e/ou financeiramente...Mas tomara que de certo e venha mudar os conceitos de todos os celulares... inclusive do iPhone...

  7. Robson Ramiro

    30/09/2010 09:38:04

    Se o OS escolhido for o Android, que sozinho já deixa o iOS do iPhone para trás, é bom a Apple rever alguns conceitos...

  8. EMERSON CHARLES

    30/09/2010 09:17:35

    Pra mim, nunca foi o melhor do mundo o Iphone 4, isso e somente uma sacada para vender mais e os bestas estão lá comprando, existe varios celulares muito superior que o iphone e melhor, tive um 3GS e no meu dia a dia de trabalho não tive muitos resultados.Essa criação da modula e muito interessante.

  9. André

    30/09/2010 08:56:23

    Muito bom, iria dar um pouco de trabalho em termos de criação por causa de slots, talvez uma certa dificuldade em trocar peças, mas mesmo assim melhor comprar uma atualização de touchscreen do que comprar um celular inteiro

  10. Rafael Cesar

    30/09/2010 08:51:14

    Realmente esse post não é para os amantes da Apple, ou especialmente para os amantes de Steve Jobs... Digo isso porque a Apple hoje lança um smartphone que considero sim o melhor do mundo, porém com um câmera inferior, sem multi-tarefa, sem copiar e colar por exemplo, vende milhões de unidades e menos de um ano depois faz uma apresentação de gala para lançar a versão "x.x" com 3 ou 4 mudanças e vende novamente milhões de unidades, e para os mesmos que comprarm um ano atrás a versão já ultrapassada. A grande jogada da Apple é sim o marketing, apesar de concordar como disse, o iPhone ainda é o melhor.

  11. Herington Maulaz

    30/09/2010 07:17:35

    Ele funcionaria se a fabricante tivesse varias opções de processadores, câmeras e outros acessórios para cada modelo. Lançar um produto com opção de mudança futura é complicada, as vezes uma atualização depende da atualização de outro, é como nossos computadores de mesa atual, a fabricante lança um processador mais rápido, mas este depende da placa mãe com a tecnologia para comportar aquele processador.Imagine. Você da uma grana por esse celular pensado nas atualizações futuras, passado algum tempo, a fabricante libera um processador alucinante, mas esse novo dispositivo depende de uma motherboard nova. E ai? Eu, como um bom consumista, quero mostrar para minha galera um aparelho novo! Como é que vou explicar que o meu telefone é novo se ele continua com a mesma aparência surrada de sempre? Como é que vou convencer isso para mim mesmo?

  12. Fernanda

    30/09/2010 04:22:07

    Sou apple fangirl!Adoreia a ideia e também seria bom alterar o case com cores diferentes!

  13. Fernando

    30/09/2010 04:03:44

    Em primeiro lugar, isso é apenas um conceito. Conceito por conceito, até de máquina do tempo existe. Não faz sentido comparar com qualquer produto real.Depois, qual é a razão para se evocar os applemaníacos? Este conceito não desafia diretamente qualquer aparelho da Apple (não mais que qualquer outro smartphone). Nem mesmo parece ser direcionado ao mesmo nicho, uma vez que os produtos da Apple são mais simples, sem requerer trocas de peças ou muito conhecimento do usuário.Por fim, achei um péssimo conceito. Quando a tecnologia evolui, todos os componentes evoluem, não faz sentido manter peças defasadas com um processador de última geração. Em termos de projeto, a modularização traria malefícios no uso do espaço, na perfeita harmonia de funcionamento entre os componentes (um dos pontos fortes das arquiteturas fechadas), na eficiência energética e até mesmo no custo final. O melhor sistema, em se tratando de celulares, sem dúvida é descartar todo o conjunto ultrapassado por um novo, contendo componentes atualizados e perfeitamente combinados para o melhor desempenho.

  14. Cledson Inoue

    30/09/2010 00:18:45

    O conceito descrito na matéria é interessante, mas a matéria em si ficou boba... Esse tom de "morram de inveja adoradores da Aplle" já cansou... Eu tenho o iPhone 4 e parece que a pessoa que escreveu a matéria não o tem e por isso todo esse mimimi...

  15. Leandro Grião

    29/09/2010 21:08:45

    Idéia show, poderiam criar logo coisas assim, como notebooks, tablets como o ipad que só tem 256 de ram. Seria ótimo mesmo, 100% aprovado.

  16. Fábio Costa

    29/09/2010 20:58:08

    Pegando a deixa dos comentários anterios, acho pouco provável tanto do ponto de vista tecnológico quanto comercial, visto que os novos modelos encantam nao so pela melhoria mas tambem pela aparencia.

  17. Vinicius

    29/09/2010 18:48:56

    Diogo, olha que você pode estar enganado.Quando seu carro, TV, refrigerador estragam você troca as "migalhas", ou melhor, as peças danificadas ou troca tudo?Do meu ponto de vista este aparelho conceito tem uma idéia bem razoável. O ponto positivo e a não necessidade de trocar todo o aparelho. O ponto negativo é a limitação do tamanho das próximas atualizações.Acho que funcionaria muito bem com a nanotecnologia. Mas aí é outro conceito :)

  18. Sergio

    29/09/2010 18:24:16

    Caro Gustavo Batista, raciocina aqui comigo. Por mais que vc consiga para o mesmo FPGA codificar firmwares capazes de funções diferentes, e as interfaces?! O GPS usa qual antena? O chipset novo de video envia o sinal para fora do celular por onde? E o conector que servirá para vc conectar o seu 2o fone de ouvido, vc tb baixa pela internet? É melhor engenheirar um pouco mais, não?

  19. Diogo

    29/09/2010 18:03:47

    Tenho um iPhone 4 e só vou dispensá-lo para comprar uma versão mais nova somente quando não funcionar mais. E como a ideia do artigo é um conceito, acho pouco provável que um fabricante se interesse em seguir este modelo. No mundo capitalista isso não existe e dificilmente vai existir. Nenhum fabricante quer vender em migalhas, ele quer que você compre novamente (tudo novamente) após lançar um nova versão.

  20. Chrisanto Neto

    29/09/2010 15:43:43

    O correto seria dizer: O que vc vai fazer com seu iphone #9 quando for lançado essa tecnologia.... pq ate lá......

  21. Rhino

    29/09/2010 15:33:49

    Eu dei o meu 3GS para a minha filha de 10 anos... E você, o que fará com o seu smartphone?

  22. Daniel

    29/09/2010 15:18:52

    Claro, ter peças modulares não dá certo nem pra PCs mas vai dar pra telefone, que anda no bolso e risca o tempo todo. Esse ódio da Apple é uma babaquice... Sabe a chance de uma hora isso se tornar realidade? -10%.

  23. Gustavo Batista

    29/09/2010 15:17:50

    Existe uma outra tecnologia chamada FPGA que, para os leigos é um "hardware programável". Ou seja, você quer uma interface de gps? É só baixar e instalar. Você quer aumentar em mais um nucleo o processador? É só baixar e instalar. Quer uma segunda saída de áudio? É só baixar e instalar. Quer outro chipset de vídeo? É só baixar e instalar.A idéia dele é boa, só que está um pouco atrasada. Eu acho melhor designers estudarem design e deixar para os engenheiros as questões de hardware.Abcs.

  24. Fernando Esperidiao

    29/09/2010 15:16:48

    O iPhone tornou-se uma moeda de circulação super valorizada. Sempre fiz as minhas trocas de aparelho vendendo o antigo no mercado livre ou amigos. Em 24 horas que anunciei o meu 3GS no Mercado livre vendi, bem rápido. Coloquei uma pequena diferença e comprei o iPhone 4. Acredito que não mudará..

  25. voulembrar

    29/09/2010 14:54:55

    Vou morrer de inveja do que não existe?

  26. gil

    29/09/2010 14:39:53

    Morrer de inveja dessa aberração??? Aff.. pior q um applemaniaco é um cara sem noção... Quanto ao que fiz com os meus outros iPhones? Eu vendi muito bem, pq o que é bom não perde tanto preço de mercado...

  27. Glauco Yano

    29/09/2010 13:35:15

    A unica diferença é que um já se consolidou no mercado e esse já entrou?

  28. Rodrigo

    29/09/2010 13:33:30

    Um tanto quanto desnecessário dizer que este "modelo de negócio" não vai vingar.Exemplo disso são os notebooks, ou até mesmo os PC´s.Quem não lembra da epoca em que colocavamos mais HD no PC, trocava placa de video, memoria ram... até o momento que os dispositivos não eram mais compativeis e tinhamos que trocar a placa mãe e processador!Esta epoca passou, "Que bom!" e que fique para traz!!!Apple rules!!!

  29. Marques

    29/09/2010 13:19:32

    Espero que isso aí se popularize e que ele se torne como o pc, modificável.

  30. raul murito

    29/09/2010 13:12:31

    Continuo feliz com o iPhone 4. Nada me impressionou.

  31. Katia Maeda

    29/09/2010 13:04:35

    Eu vendi o meu iphone 3G! É óbvio que esse tipo de conceito nunca vai sair do papel. Há um número limitado de funções que o celular vai poder ter, os "espaços". Se eu quiser colocar um Gps no celular vou ter q escolher tirar a câmera ou o wi-fi? E o cartão de memória? Pra que eu vou querer colocar um cartão de memória de 8GB se meu celular ja vem com 16GB?

  32. Barto

    29/09/2010 13:01:09

    Não acho que alguma empresa possa interessar devido a novidades na carcaça, no design, nas portas que ainda não se padronizaram pois sempres estão evoluindo, por exempro um flax led maior.... só aí já não aproveitaria mais... e por terem muito encaixes como suportaria as quedas...etc...

  33. Diego

    29/09/2010 12:39:26

    Parece que tem alguém aqui que não tem um iphone ainda...

  34. Marcelo

    29/09/2010 12:38:35

    Bonito, parece um monte de tijolinho para fazer um tijolao. Fico com iPhone 4. Espero um dia, a tela touch vai ser fina = celofane, idem para os componentes e o custo do iPhone +- = 1 duzia de bananas

  35. @henriccs

    29/09/2010 12:27:49

    Eu ri! muito! uhsuhsauhasuhasAí sim, boa sakadaaa!! Veremos qual empresa tem coragem de botar isso no mercado!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso