Blog do UOL Tecnologia

As pessoas não são criativas: todo fim de ano cresce busca pelo termo ‘academia’ no Google

Guilherme Tagiaroli

Vão chegando as festas de fim de ano e sempre rola aquele momento de reflexão das pessoas de quererem pensar em metas para o ano que vem. Isso, geralmente, ocorre no pós-festa, quando os ossos do peru já foram dados aos cachorros e as travessas de doces esvaziadas.

Devaneios à parte, a proximidade do verão somada à culpa da gula (praticada durante as festas) faz com que as pessoas pensem, basicamente, em uma coisa: ir à academia. O pior é que todas essas hipóteses podem ser comprovadas.

Numa consulta ao Google Insight – ferramenta do Google que compara o volume de pesquisas feitas pelos usuários –, pelo menos desde 2004, é possível verificar que houve crescimento na busca pelo termo “academia” e SEMPRE no mês de janeiro (veja o gráfico abaixo).

Em comparação, no meio do ano (lá para maio e junho), talvez pela chegada do inverno, há as maiores reduções na busca por “academia”.

Conclusão: Êta, povo previsível, hein!?

Inspirado no Gizmodo USA (que fez o mesmo nos Estados Unidos e a conclusão foi igual)
Imagens: Getty Images e Reprodução

  1. JOKA

    03/07/2011 23:46:09

    EU MALHO DE JANEIRO A JANEIRO 6 VEZES POR SEMANA. TODO COMEÇO DE ANO O FLUXO DE PESSOAS NA ACADEMIA ONDE TREINO AUMENTA CONSIDERAVELMENTE, DIMINUINDO NO MÊS SEGUINTE. O TREINAMENTO FÍSICO DEVE FAZER PARTE DA VIDA DAS PESSOAS ASSIM COMO ALMOÇAR, JANTAR, TOMAR BANHO E DORMIR. CASO CONTRÁRIO OS RESULTADOS JAMAIS APARECERÃO. PORÉM A MAIORIA DAS PESSOAS PREFEREM SE EMPANTURRAR DE GULOSEIMAS E ACHAR INCRÍVEL VER AQUELE BALOFO DO ZECA CAMARGO CORRENDO NA BEIRA DA PRAIA.

  2. Leonardo Rodrigues

    23/12/2010 11:29:23

    Realmente,como o Victor disse , esse mês é o mais vazio. Porém de Janeiro até depois do Carnaval as academias viram um inferno!. Na que frequento é sempre assim, chega Janeiro colocam um limãozinho na coca-cola pra emagrecer e vão malhar !

  3. André Ricardo

    23/12/2010 11:22:24

    É verdade. As pessoas não são criativas mesmo. Ficam copiando pesquisas que já foram feitas nos EUA. E ainda dizem que foram 'inspirados'...

  4. Victor

    23/12/2010 10:45:35

    Acho que nem é tanto pela gula das festas e sim por resoluções furadas de ano novo. Quem faz academia sabe o inferno que o lugar se transforma nos dois primeiros meses do ano. O engraçado é que dezembro é justamente o mês mais vazio...

  5. JULIO CESAR

    23/12/2010 09:51:34

    Discordo quando você diz ...Êta, povo previsível....Mostra claramente que o povo brasileiro tem a falsa impressão que começar academia no verão resolve alguma coisa, na verdade para chegar ao verão em forma todos deveriam começar suas atividades no inverno, tempo suficiente para ganhar massa musular e perder aqueles quilinhos indesejaveis.Abraços

  6. Afonso

    23/12/2010 08:55:45

    Antes os dois meses de ferias do que nunca

  7. @ThiiSoouza

    23/12/2010 08:24:38

    A explicação lógica é que estamos no verão, estação do calor, das praias, da exposição do corpo.Todos nessa época do ano se preocupam mais com o corpo, querem estar sarados e aproveitar as prais com o corpo que desejam.Engraçado que alguns só se preocupam com o corpo nessa época do ano, enquanto nas outras nem ligam pra academia e se acabam nas comidas, aumentam o peso e só voltam quando volta o verão, isso já virou um clico para essas pessoas.

  8. Carlos

    23/12/2010 07:53:28

    E além disso a média vem caindo desde o começo da série!! O povo está ficando mais preguiçoso mesmo

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso