Blog do UOL Tecnologia

Campus Party: conheça o ThinEco, o computador de papelão

Rodrigo Vitulli

Foi pensando no bem do meio ambiente que os professores André Ruschel e Ricardo Amorim criaram o ThinEco, um protótipo de computador projetado para consumir menos energia e recursos naturais. Seu gabinete é completamente feito de folhas de papelão que, ao serem prensadas, formam uma estrutura capaz de resistir até 80 quilos. O custo total do gabinete é de R$ 30.

O ThinEco assemelha-se a um netbook. Não tem driver de CD e possuí conector para fonte externa. Funciona com uma placa mãe compatíveis com processadores Atom, da Intel, e é cetificada com o selo Green IT, que classifica equipamentos eletrônicos de acordo com o nível de materiais sustentáveis.

Segundo o criador André Ruschel, o ThinEco é uma alternativa barata e amiga do meio ambiente: “Todas as tragédia naturais que estamos vendo é uma resposta do meio ambiente. Cada vez mais as pessoas vão buscar alternativas para minimizar os danos causados pela exploração sem controle. O ThinEco é uma tentativa de tornar o computador cada vez mais sustentável”.

André, à direta, mostrando a versão menor do computador

Imagem: Willians Valente

Mais #CP2011

  1. RS

    22/01/2011 13:17:32

    Boa ideia, mas o design não ficou atraente, quem pintando de preto e com as linhas retas, somente as quinas arredondadas. Mas parabéns pela iniciativa!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso