Vídeo do Rickrolling fica 24 horas fora do ar devido a infração de direitos autorais
Ana Ikeda
Um dos memes mais célebres da internet, o Rickrolling, misteriosamente foi tirado do ar no You Tube, na última terça (22), supostamente por infringir direitos autorais. Segundo o site “Torrent Freak”, o pedido de remoção teria sido feito pela AVG Technologies, mas a empresa ainda não se pronunciou sobre o fato. A boa notícia: 24 horas depois, o vídeo voltou no serviço.
Para quem tem memória fraca, o fenômeno do Rickrolling começou em 2007 no fórum anônimo 4chan, em uma adaptação de uma brincadeira já comum por lá. A pessoa escreve um título chamativo com um link para o assunto; ao clicar a pessoa é “trollada”: vai parar em outro conteúdo. No caso do Rickrolling, esse conteúdo é nada mais nada menos que o videoclipe de “Never Gonna Give You Up”, hit de 1987 de Rick Astley.
De acordo com o site “Know Your Meme”, o Rickrolling teve seu ápice viral em abril de 2008. Entre os usuários mais célebres do meme, estão o próprio YouTube (que justamente em 1º de abril de 2008, na sua brincadeira do Dia da mentira, redirecionou os usuários para o vídeo), e a Casa Branca, que postou o link no Twitter (veja abaixo).
@wiggsd Sorry to hear that. Fiscal policy is important, but can be dry sometimes. Here's something more fun: tinyurl.com/y8ufsnp #WHChat
— The White House (@whitehouse) July 27, 2011
O vídeo, de volta ao YouTube, já havia sido retirado do serviço em 2010, mas logo republicado. Atualmente, está na marca de 62 milhões de visualizações.
Lá do Torrent Freak.
Imagens: Reprodução.