Blog do UOL Tecnologia

Fãs da Apple invadem página do Facebook da Samsung e trollam produtos da marca

Guilherme Tagiaroli


Parece briga de criança. Só que em vez de discutirem quem tem os melhores brinquedos, agora são os smartphones. E o pior de tudo: eles não são crianças, mas a forma de agir lembra muito a dos pequenos. Dessa forma podemos definir o que é um fanboy — um fã de certa marca ou plataforma.  No ramo de tecnologia, os mais famosos são os fãs da Apple (já falamos sobre eles aqui), do Android (alguns especificamente da Samsung), da Nokia e até da Microsoft – essa última espécie é mais rara, mas é tão chata quanto.

Mas oras, onde encontro este tipo de gente? É simples: basta olhar na área de comentários das notícias sobre as principais marcas ou no Facebook. Aliás, foi pela rede social que os fãs da Apple começaram a trollar a Samsung. É comum este tipo de comportamento, mas depois que a marca divulgou uma propaganda zombando do iPhone 5, dizendo que os gadgets da companhia já contam com os recursos do novo smartphone da Apple, as reações aumentaram.

A trollagem, em si, não envolve (muitos) xingamentos explícitos, mas é todo baseado na “zoeira” da marca. Por exemplo: O perfil da Samsung dos Estados Unidos pediu para que os fãs da página respondessem o motivo pelo qual eles amam o smartphone Galaxy. Havia uma série de respostas sensatas, mas alguns respondiam de forma não muito polida. “Porque eu o utilizo como peso para papel” ou “eu uso o meu como apoio para minha cadeira”.

Mas o pior caso foi da pergunta: Se você pudesse levar apenas um eletrônico para uma ilha deserta, qual seria?  Não deu outra: iPhone na cabeça (veja imagem ao lado). O que chama a atenção é o fato de a postagem, feita no dia 6 de setembro, ser anterior ao lançamento do iPhone 5. Mesmo assim, ao navegar pelos mais de 40 mil comentários (!), há diversos usuários que colocaram como resposta o novo smartphone da Apple – o que só prova a trollagem.

Segundo o site americano de tecnologia Cnet, nos últimos cinco mil comentários desta postagem da Samsung o iPhone foi citado em mais de 3,6 mil vezes. Já as palavras Samsung e Galaxy foram mencionadas 473 e 378 vezes, respectivamente.


___

Lá da Cnet

Imagem: Reprodução