Blog do UOL Tecnologia

Novo iPad tem 1GB de memória RAM e mesmo processador de versão anterior, diz site

Guilherme Tagiaroli

Novo iPad é testado por jornalista após o evento de lançamento do tablet realizado na Califórnia (EUA)

A Apple apresentou uma nova versão do iPad na última quarta-feira (7). E, para variar, a companhia só revelou as informações que julga importante para o consumidor. As grandes dúvidas que ficaram após o anúncio foram, basicamente, duas: qual é a memória do iPad e que história é essa de processador gráfico quad-core ?

A questão sobre o processador já foi devidamente explicada pelo Gigablog neste link. Mas, se você está com preguiça, em resumo é assim: o processador do novo iPad é igual ao da versão passada (dual-core de 1GHz), mas ele tem um processado gráfico que tem quatro núcleos — o que faz dele um tablet mais otimizado para aplicações de jogos, vídeos e afins. A informação sobre a velocidade do processador do novo iPad foi dada por um grupo de jornalistas de Taiwan que fez análises com o tablet.

Enquanto isso, a Asus e outras concorrentes apresentam tablets com processador principal quad-core.

No que diz respeito a memória, a Apple sempre mantém mistério. A companhia não revelou a quantidade de memória Ram em nenhuma das versões anteriores. No entanto, um programa de análise de hardware, utilizado por jornalistas de Taiwan, informou que o tablet tem 1 GB de memória – recurso que o Samsung Galaxy Tab 10.1 tem desde o ano passado.

Acredita-se que o iPad 2 – também por meio de softwares de análise de hardware – tenha memória Ram de 512 megabytes.

Alguém pode analisar as informações acima e dizer que a Apple está atrasada na área de hardware e que os concorrentes sempre saem na frente. Não seria uma afirmação errada.

Agora, ao ver os dados de vendas das companhias, a situação fica feia para os concorrentes. A Apple informou ter vendido, só no último trimestre do ano passado, 15 milhões de iPads. Enquanto a concorrência (entenda tablets com Android), ao todo, vendeu 12 milhões em um ano.

E aí, o que vale? Ter o melhor hardware ou a melhor venda?

__

Lá do Engadget

Imagem: Leon Neal/AFP

Tags : apple