Fight! Microsoft ataca “falta de privacidade” no Gmail e lança petição online contra o serviço
Ana Ikeda
Depois de lançar o Outlook.com, serviço concorrente ao Gmail, a Microsoft resolveu adotar uma postura bastante agressiva para propagandear o produto. Depois de uma pesquisa com alguns usuários de serviços de e-mail, a empresa fez “descobertas assustadoras'' sobre o que eles sabiam de privacidade na internet. Resolveu então criar um site com uma petição online para usuários dizerem ao Google “pare de vender meus dados pessoais”. E, claro, sugere que eles usem o Outlook.com, que ''respeita'' a tal privacidade.
Eis alguns dados da pesquisa, feita pela Microsoft com 1.006 adultos entre 1° e 4 de fevereiro deste ano, publicados pelo site “Marketing Land”:
– Sete em cada dez americanos não sabiam que grandes provedores de e-mail ''escaneavam'' conteúdo das pessoas dos e-mails para oferecer anúncios direcionados.
– Oito em cada dez americanos consideram a prática uma invasão de privacidade.
– Nove em dez americanos desaprovam a prática.
– Nove em dez americanos disseram que deveria haver uma forma de optar por não ter dados seus escaneados.
– Nove em dez americanos disseram que os provedores de e-mail deveriam ser proibidos de escanear esses dados.
O Google, por enquanto, não comentou a campanha publicitária da Microsoft.
Para os que não querem esperar o Google tomar uma atitude a respeito da petição, seguem algumas dicas abaixo para ajustar as configurações da sua conta e garantir (um pouco) mais de privacidade.
Lá do Marketing Land.
Imagem: Reprodução.