Blog do UOL Tecnologia

Mulher perde 40 anos de fotos em PC e as recupera com ajuda de desconhecido

Ana Ikeda

Se você algum dia perdeu para sempre coisas que estavam salvas no disco rígido do computador, talvez se emocione ao ler a história abaixo – e até fique com uma pontinha de inveja da norte-americana Marie Hedegus. Ela recuperou 46 GB de arquivos que resumiam 40 anos da história de sua família. Isso sem pedir ajuda nem gastar um tostão.

Marie Hedegus julgava ter perdido cerca de 10 mil imagens que havia escaneado uma a uma

Em 2010, para se livrar do excesso de papéis em casa, Marie teve a ideia (bem comum, aliás) de escanear e salvar no seu computador o equivalente a 40 anos de documentos, recortes de jornais e fotos de família. No total, ela criou 46 GB de arquivos de 10 mil imagens digitalizadas.

Sam Rimmasch achou arquivos ''escondidos'' dentro de pastas

Depois de jogar toda papelada fora, no entanto, eis que veio a tragédia. Ela teve de levar o PC para manutenção e, quando foi buscá-lo, foi informada que os arquivos tinham sido apagados por um erro e não poderiam ser recuperados. Marie havia perdido 40 anos de suas memórias (pois é, ela não tinha um backup!).

Três anos depois, ela recebeu uma ligação de um desconhecido e ficou “desnorteada”. Sam Rimmasch dizia ter encontrado uma pasta com os 46 GB de imagens que julgava pertencerem à Maria. “Ela estava caminhando, ficou sem ar e não entendia o que eu estava tentando dizer a ela”, relembra Rimmasch.

Rimmasch encontrou uma pasta estranha em seu computador enquanto procurava um documento. “Estava dentro de uma pasta, dentro de uma pasta, dentro de uma pasta. E definitivamente não era de ninguém que eu conhecia”, conta.

Várias das fotos eram dos filhos de Marie quando eram bebês; hoje, o da foto acima tem 43 anos

Ele começou então a olhar arquivo por arquivo tentando achar alguma informação sobre as pessoas que estava vendo nas fotos. Então, achou um formulário de reembolso com o nome de Marie. Ele procurou pelo nome dela no Facebook e encontrou um perfil com fotos que batiam com as que ele viu das pessoas nos arquivos.

O computador no qual as fotos foram encontradas havia sido comprado pela empresa de Rimmasch na mesma loja em que Marie o deixou para conserto. A loja reutilizou o disco rígido de Marie no PC vendido.

“Não tem preço. Estou muito agradecida”, disse Maria ao canal de TV “KSL”.

Se você chegou até aqui, então, fica a dica: corra para fazer um backup dos seus arquivos. Histórias como a de Marie são raríssimas =P


 Lá da KSL.

Imagem: Reprodução.