Blog do UOL Tecnologia

“Não vai durar”, dizia “hater” da Apple sobre iPod, lançado há 14 anos

Márcio Padrão

O avanço da tecnologia é surpreendente. Em 23 de outubro de 2001, há 14 anos, Steve Jobs lançou o iPod, levando o emergente mercado dos mp3 players a um novo patamar. Mas em 2015, poucos ainda usam iPods ou outros modelos de mp3 players, pois o iPhone da própria Apple e outros smartphones mataram esse setor nos últimos anos.

Voltando a 2001, a Apple seguiu um padrão que repete até hoje: não foi exatamente a pioneira dos tocadores digitais, mas entrou no jogo para ganhar. O MPMan, aparelho da empresa sul-coreana SaeHan, é considerado o primeiro do gênero e foi lançado em 1998. A linha Nomad, da Creative, também já estava no mercado. Mas foi o iPod, com seu controle ''click wheel'', visual limpo e boa qualidade de áudio, que o tornou um grande sucesso a partir de 2004, quando passou a dominar o mercado. Só no último trimestre de 2006, 21 milhões de iPods foram vendidos.

Mas certas coisas não mudam: assim como hoje em dia, lançamentos da Apple também causavam polêmica em 2001. No caso do iPod, chamado de ''revolucionário'' na apresentação de Jobs (ver no vídeo acima), muitos reclamaram do alto preço –US$ 399 na época, mesmo preço de um iPad Air da primeira geração em 2015– e do aparente pouco diferencial em relação aos demais modelos de tocadores digitais da época. Outros fãs da marca defenderam que o aparelho tinha potencial para ser um sucesso. Veja alguns comentários tirados do site MacRumors e recuperados por um usuário do site Reddit.

''Eu não tenho nenhum uso para um MP3 player. Minha casa tem um leitor de CD. O meu carro tem um leitor de CD. Meu Mac tem um leitor de CD onde não uso fones de ouvido. O iPod me obriga a mudar o meu estilo de vida para atender às necessidades. (…) Eu realmente preciso de todas as minhas músicas o tempo todo? Uhm, não. Não vai durar. Outro Cube [Nota: computador da Apple que foi um fracasso de vendas]''.

''Todo esse burburinho para um leitor de MP3? Um dispositivo digital inovador? Um campo de distorção da realidade está começando a deformar a mente de Steve se ele acha por um segundo que essa coisa vai decolar''.

''Este iPod é para garotos ricos com pais insanos ou para um fã da Apple fanático como um membro do Talibã. Tem boas características, mas esqueça adquirir isso por $399!!!! Nunca, quem fica com essa coisa é uma pessoa muito estúpida''.

''Vocês são todos um bando de bebês chorões imbecis. Eu aposto que vocês nem leram as especificações e tudo que podem fazer é lamentar e chorar porque não têm um Newton [Nota: palmtop da Apple dos anos 90]. Arranjem uma vida! Aposto que tudo que vocês fazem é trollar a Apple e falar como eles nunca cumprem suas estúpidas expectativas fora desse mundo. Essa coisa é INCRÍVEL! Não é só OUTRO mp3 player. É um INOVADOR mp3 player!''

''Alguns comentários já vêm dizer que este produto não é ''inovador'' o suficiente. Você pode obter mais ou menos a mesma coisa em outro lugar.

Mas o que significa ser altamente inovador para a Apple? Pense no Newton. Ele ainda tenta competir com o Palm, mas foi um fracasso comercial. Era muito inovador.

Mas, que tal se você tomar a ideia de um leitor de MP3, fazer com que pareça legal, dar-lhe uma porta Firewire para transferências rápidas e fáceis de recarga, e fazer toda a coisa sincronizar perfeitamente com o iTunes?

Soa como uma boa ideia para mim. Eu imagino que eles vão vender muito pouco. É o aparelho com o conjunto certo na hora certa.''

Tags : apple