Blog do UOL Tecnologia

Nada de arroz ou brigadeiro de colher: o que o brasileiro busca aprender no Google é como fazer panqueca
Comentários Comente

Guilherme Tagiaroli

Como em todo fim de ano, o Google liberou recentemente a lista dos assuntos mais buscados em diversas áreas durante o ano. Chamado de Zeitgeist, palavra alemã que significa “espírito do tempo”, a lista com as buscas feitas por brasileiros traz resultados interessantes na área de How To (buscas do Google feitas com a sintaxe “como faço para”).

Se alguém perguntasse a qualquer brasileiro qual é a comida que o povo daqui mais busca saber como faz, imagino que a maioria das respostas tenderia ao de pratos comuns como arroz, feijão ou mesmo como fazer brigadeiro. Porém, o único prato presente no TOP 10 de buscas do How To é PANQUECA, que ficou em 9º lugar entre os itens mais procurados. E não é qualquer tipo de panqueca não. O brasileiros que buscam no Google querem fazer aquelas panquecas americanas (como esta da imagem acima), com várias camadas e acompanhamentos que fazem bem à saúde (#not).

Nos primeiros lugares da lista do “How To” estão, respectivamente, “como fazer [uma conta no] Facebook”, “como excluir [uma conta no] Facebook” e  “como tirar passaporte”. O que mostra, basicamente, que os usuários brasileiros estão cada vez mais engajados em usar o Facebook e de como as pessoas estão interessadas em viajar para o exterior. Aliás, o Orkut [rede social finada para alguns] também aparece na lista com o resultado em “como Recuperar [uma conta no] Orkut” em 4º lugar.

Em escala global, o Brasil não aparece muitas vezes. As referências mais relevantes são o UFC Rio (evento de MMA realizado em agosto de 2011) – que ficou em 4º entre os termos relacionados à esporte que apresentaram rápido aumento de menções – e as enchentes no início do ano na região serrana do Rio de Janeiro – este fato só aparece no vídeo do Google Zeitgeist.

Veja abaixo os termos mais buscados no Google no ano de 2011:

Google Zeitgeist 2011

Veja Álbum de fotos

__

Lá do Google Zeitgeist

Imagem: Thinkstock


Foursquare usa Ponte Estaiada como símbolo para “badge” da cidade de São Paulo. Curtiu?
Comentários 2

Ana Ikeda

Nem Masp, nem Museu do Ipiranga ou mesmo Avenida Paulista: o Foursquare, rede social que funciona como ‘radar de internautas’, escolheu a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira como símbolo para a cidade de São Paulo em uma das duas novas condecorações apresentadas nesta quinta (15).

A badge “Sampa” consegue ser destravada quando o usuário fizer check-in em cinco locais específicos entre 53 listados pelo Foursquare. Ela foi criada, segundo a rede social, com base em sugestões de usuários do serviço.

Quer saber quais são? Lá vão alguns deles:

1.    Parque do Ibirapuera

2.    Praça da Liberdade

3.    Rua Oscar Freire

4.    Aeroporto de Congonhas

5.    Monumento às Bandeiras

6.    Catedral da Sé

7.   Fundação Parque do Zoológico

8.    Estação da Luz

9.    Hotel Unique

10.  Sambódromo

11.   Autódromo de Interlargos

12.   Estádio do Pacaembu

13.   Estádio do Morumbi

14.   Rua Vinte e Cinco de Março

15.   Avenida Paulista

Veja a lista completa aqui.

E justamente a Ponte Estaiada não está entre os 53 lugares listados para check-in.

Que tal inclui-la, Foursquare?

Tags : foursquare


Facebook dá uma “mãozinha” na organização da sua agenda nesse fim de ano
Comentários Comente

Ana Ikeda

Todo final de ano é a mesma coisa: correria. É amigo secreto, festa da firma, almoço de balanço, programação da ceia de Natal, da viagem de Revéillon… fora os aniversários (gente, por favor, podemos comemorar em janeiro?). Há quem combine tudo por e-mail, mas se você tem Facebook, algumas ferramentas da rede social ajudam (ou tentam ajudar) a organizar o caos na agenda e na comunicação.

Eventos: Muito usado para combinar com os amigos aquela baladinha de aniversários, por que não para marcar o amigo secreto (roubado, ladrão, oculto, livro, etc)? Para quem nunca usou, o recurso pode ser acessado logo na página inicial do Facebook, assim que você acessa sua conta, no menu vertical à esquerda.

Ao clicar em Criar Evento, basta depois preencher o nome da ocasião, selecionar a data, local e os detalhes. O melhor é que dá para selecionar os convidados (confira direitinho, se não alguém fica sem presente!).  O convite vai aparecer nas notificações do seu amigo, que pode aceitá-lo ou não. Depois é só ir acompanhando quem confirmou presença.

Notas: A ferramenta de notas é uma das menos usadas, mas bastante útil, principalmente quando você precisa escrever um texto um pouco mais longo – uma receita, por exemplo. Você pode compartilhar, junto com o texto, uma foto do prato (ou da Ceia de Natal inteira, se estiver animado).

Para escrever uma nota, é preciso acessar sua página de perfil. A opção está no menu horizontal à esquerda.

Grupos: Já está combinando a viagem para a praia? Decidindo quem leva o quê na Ceia na cada da vó? Há quem faça isso por e-mail, mas às vezes as conversas vão ficando gigantes e você acaba se perdendo. Uma alternativa é criar grupos, que tem um funcionamento bem parecido ao de um perfil individual: você pode escrever posts, adicionar fotos e fazer enquetes/perguntas. Funciona bem, inclusive, para o pós-festas, para compartilhar lembranças, fofocas, vídeos, etc.

Você consegue criar um grupo na página inicial depois de fazer o login na rede. A opção está no menu horizontal à esquerda. É possível definir um nome para ele, quais seus membros e, muito importante, o nível de privacidade. Escolha o “Secreto” se não quiser bicões na sua festa 😀

Cartões de Boas Festas: Sim, eles ainda existem! Para quem usa Skype, há o aplicativo “Say it with Skype” (Diga com o Skype). Você escolhe uma das bandas (entre elas está a de Alice Cooper cantando Merry Christmas… impagável!), escreve sua mensagem (é possível personaliza-la em português) e, se estiver animado, pode cantar junto com a banda. Depois, o vídeo é postado direto no mural do seu amigo. Para acessar o aplicativo, clique aqui.

Existem milhares de aplicativos para enviar cartões e mensagens, basta usar a busca dentro do próprio Facebook. Mas como a maioria deles é de gosto duvidoso (saca muito brilho e movimento?), deixaremos a cargo do leitor a escolha 😛

Lá do Facebook.

Imagens: Reprodução.


Planking, owling e… turkeying: depois da tábua e da coruja, chegou a vez de imitar o peru de Natal
Comentários Comente

Ana Ikeda

Nem acredito que acabei de escrever esse título (#medo). Mas o ano de 2011 foi marcado por essas modinhas (para alguns, incompreensível) de tirar foto em lugares pitorescos fazendo pose de alguma coisa e depois publicá-la no Twitter e Facebook. Tábua e coruja foram as mais famosas delas. E agora, lá vem o peru. Com todo respeito, gente!

Num arroubo de criatividade (#medo), uma empresa de intercâmbios brasileira decidiu promover um concurso em que as pessoas têm de mandar fotos fazendo Turkeying, uma referência à palavra turkey (do inglês, peru).

A pose é essa abaixo:

Aqui, o #comofaz:

Quem mandar a melhor foto (atenção, pessoal, cuidado com a segurança na hora da pose), ganha… adivinhe o quê?

Uma viagem ao Peru.

Fica a critério do leitor julgar se conhecer Machu Pichu valeria a foto para lá de pitoresca. Ronald Rios acha que sim.

Precisa de inspiração (#medo)? Veja a seguir algumas poses inusitadas do ''owling'':

Depois do ''planking'', chega a vez da pose da coruja

Veja Álbum de fotos

Imagem: Divulgação


Imagem de carro roubado postada no Facebook leva jovem à prisão
Comentários 6

Guilherme Tagiaroli

Dean Fallow, 20, postou imagens de carrões roubados em seu perfil no Facebook e foi preso

No Reino Unido, não é diferente o ímpeto de os jovens aparecerem com carros bacanas em eventos públicos ou mesmo nas redes sociais. Porém, numa demonstração ímpar de inteligência, o britânico Dean Fallow, 20, (foto acima) resolveu atualizar seu álbum no Facebook com fotos dele posando com carrões.

O problema é que os carros os quais Dean posava foram roubados por seus amigos. Ele foi descoberto, pois uma das vítimas reconheceu o carro enquanto navegava na rede social. Na foto utilizada por Dean, ele posava em um Audi A3.

“Eu gosto de carros e eu queria ter a foto de alguns deles no meu Facebook”, disse Dean ao juiz que decretou sua sentença. Ele ainda completou argumentando que passou pouquíssimos segundos dentro do carro e, que por isso, não deveria ser preso.

O advogado de Dean argumentou com o juiz que seu cliente foi um “laranja”: tirou as fotos, mas não tinha nenhuma relação com o caso. No entanto, o jovem tinha dito anteriormente ao juiz que já tinha vendido joias roubadas pelos seus amigos Damon Keegan, 20, e Wilhelm Aaron, 18. – que também são responsáveis pelo roubo dos carros.

No fim do julgamento, Dean Fallow pegou 15 meses de prisão. Só por ter querido pagar de gatão no Facebook.

___

Lá do ''The Daily Mail''

Imagem: Reprodução/The Daily Mail

Tags : facebook


Catálogo de roupas de 1986 mostra que a Apple não se preocupava só com tecnologia
Comentários Comente

Ana Ikeda

Eis um daqueles achados históricos que merecem registro: um blog especializado em moda encontrou um catálogo de 1986. Com uma coleção um tanto peculiar. De roupas. Da Apple. Sim, lá pelos anos 80 a empresa de Steve Jobs também se preocupava com o design… têxtil.

Lucy Buckland, do “Daily Mail”, que encontrou o post no blog “The Trad”, foi implacável na hora de descrever a coleção da Apple. “Pensado para ser esportivo-casual, o design [das roupas] poderia constranger os chefes da empresa com seus logos exageradamente grandes e em cores berrantes”, alfineta.

Mas que a cara colega Lucy me desculpe, estamos falando aqui de roupas de 30 ANOS ATRÁS. Pegue o álbum da sua família nessa época e compare…

O melhor comentário sobre o catálogo de roupas da Apple talvez seja o de um anônimo, feito no próprio “The Trad”: “Grande parte das roupas da Apple é simplesmente engraçada. É um tanto irônico que Jobs usasse um look antifashion de turtle neck [camiseta de gola alta] e jeans.”

Ressalvas à parte, o catálogo é bem divertido. Você vestiria alguma dessas ''camisas''?

Lá do Daily Mail.


Homem é rejeitado por mulher e envia e-mail gigante dando a ela uma segunda chance
Comentários 27

Guilherme Tagiaroli

Ser rejeitado é horrível. Sobretudo quando alguém que você espera corresponder não dá a mínima. E essa história, que você já deve ter visto um milhão de vezes em filmes, volta a repetir-se. Só que em vez de simplesmente ficar quieto, o “rejeitado” resolveu mandar um e-mail gigante (pouco mais de 8 mil caracteres ou, de forma mais gráfica, 3 páginas com fonte Calibri tamanho 11) dando a ela uma segundo chance (!).

Tudo começou com um encontro entre Lauren e Mike, que mora em Nova York e trabalha no mercado financeiro. Eles foram a uma apresentação na Filarmônica de Nova York juntos e, depois disso, Lauren não deu mais sinais de vida – não ligou nem respondeu às mensagens enviadas por Mike.

Então, Mike deu um jeito. Pesquisou no Google o nome da mulher e descobriu o e-mail dela. Mike, simplesmente, escreveu uma mensagem gigante [como já foi citado no início deste post] falando o quanto Lauren brincou com os sentimentos dele. Surpresa com a situação, Lauren decidiu publicar o e-mail na internet para mostrar como ela “ludibriou” o “inocente empregado do mercado financeiro”.

Antes de postar a mensagem completa no Reddit, rede social famosa nos Estados Unidos, Lauren deu a seguinte explicação: “Um amigo não pôde ir à Filarmônica comigo e desmarcou na última hora. Fui sozinha, encontrei este cara e tive um péssimo encontro. E então recebi isto dele”. Veja abaixo alguns destaques do e-mail recebido por Lauren:

– Enganadora!

“Você mexeu no cabelo várias vezes. Uma mulher quando faz isso é um sinal de flerte. Você, inclusive, pode procurar no Google sobre isto. Em minha opinião, enganar alguém é indelicado e imaturo.”

– Nascemos um para o outro

“Eu poderia citar mais uma série de coisas que temos em comum, mas vou parar por aqui. Eu não entendo o motivo por que você, aparentemente, não quer sair comigo de novo. Nós temos vários aspectos em comum” [Após Mike explicar que o fato eles irem à Filarmônica fazia deles pessoas inteligentes e, consequentemente, “nascidos um para o outro”]

– Segunda chance

“Eu sugiro que a gente continue a sair para vermos o que acontece. Não é preciso dizer que acho você muito menos atraente que da primeira vez que nos encontramos – aliás, você não retornou nenhuma das minhas mensagens ou ligações. Porém, eu estaria disposto a sair com você de novo”

– O que é uma flatulência para quem já está…

“Enviar um e-mail para mim seria melhor que não responder, mas eu acho que seria melhor mesmo que nós conversássemos por telefone. Você sabe como é comunicação por e-mail: há grandes chances de má interpretação, etc”

__

Lá do ''The Daily Mail'' (Lá também você encontra o e-mail completo em inglês)

Imagem: Thinkstock

Tags : e-mail


Spammers roubam e-mail de mulher morta e usam para enviar ofertas de “Viagra”
Comentários Comente

Guilherme Tagiaroli

Cassie Woods, filha de Paula Case, recebeu mensagens de spam do e-mail de sua mãe, morta há dois anos

A americana Paula Case morreu há dois anos. No entanto, usuários mal intencionados roubaram a conta de e-mail dela para enviar spams de promoções de remédios para disfunção erétil e outras mensagens do tipo a todos os contatos dela – inclusive, as pessoas da família, que tentam cancelar a conta de e-mail. As informações são do jornal “WTSP.com”, filiado à rede americana CBS.

Os e-mails, segundo a reportagem, começaram a ser enviados há três meses – dois anos após o falecimento de Paula, que morreu de esclerodermia. O maior choque com o recebimento das mensagens foi o de Cassie Woods, filha da americana. Ela ouviu uma notificação em seu smartphone e, quando foi checar, viu que era um e-mail enviado pela conta de sua mãe. “Minha mãe era minha melhor amiga”, disse ela em lágrimas à reportagem do “WTSP.com”.

Após as primeiras mensagens enviadas em setembro, os spammers não pararam de enviar e-mails com assunto “Viagra barato”, “Trabalhe em casa”, entre outros. “Eu não acho justo que eu e minhas irmãs passemos pelo sofrimento de ver um e-mail da minha mãe que nem viva está.” Cassie disse ainda que dói muito o fato de as mensagens enviadas não terem nenhuma relação com o tipo de caráter da sua mãe. “Ela era uma senhora cristã. E ver mensagens sobre disfunção erétil enviadas pelo e-mail dela é desolador.”

O marido de Cassie até tentou enviar um e-mail aos spammers pedindo que eles parassem de usar a conta , mas não teve sucesso. Outra tentativa foi pedir à empresa responsável pelo e-mail, no caso o Yahoo!, que desativasse a conta. Porém, eles também não conseguiram.

De acordo com o Yahoo!, a empresa só desativa a conta de e-mail em casos de morte quando: a família faz a solicitação e ainda apresenta o atestado de óbito – documento que a família de Paula ainda está em processo para tirar.

Bônus: Morte na vida real ainda deixa dúvidas sobre o que fazer com o legado virtual

__

Lá do WTSP.com

Imagem: Reprodução/WTSP.com

Tags : spam


Medida “radical”: Empresa francesa bane envio de e-mails entre funcionários
Comentários 2

Ana Ikeda

Como seria o seu trabalho se você não pudesse mais enviar e-mails para seus colegas de empresa? Para alguns, a resposta certamente seria “um caos completo”, mas uma companhia francesa de tecnologia decidiu implementar a política do “e-mail zero”. Nos próximos 18 meses, os 74 mil funcionários da Atos serão obrigados a trocar os e-mails internos pela comunicação via mensagens instantâneas.

Segundo o presidente-executivo da companhia, Thierry Breton, a tática foi adotada depois de a Atos perceber que apenas 10% de cerca de 200 mensagens recebidas diariamente por um funcionário serem úteis. Os spams correspondem a 18% dos e-mails recebidos. “Nós estamos produzindo dados numa escala maciça, o que rapidamente polui nosso ambiente de trabalho e invade nossas vidas pessoais”, explica Breton no comunicado feito pela companhia.

Apesar de a medida parecer radical, a porta-voz da empresa, Caroline Crouch, disse à “ABC News” que a resposta dos funcionários à nova política “tem sido positiva, com forte adoção de ferramentas alternativas”. A queda no envio de e-mails internos na companhia nos últimos seis meses, completa Caroline, foi de 20%.

No final, é uma simples escolha do que é “menos pior”: centenas de mensagens não lidas no seu Outlook ou dezenas de janelinhas do MSN piscando na tela 😛

Concorda? Deixe seu comentário abaixo 😉

Lá da ABC News.

Imagem: Getty Images


Passageiro de 1a classe é preso por ver pornografia infantil em seu notebook nos EUA
Comentários 1

Guilherme Tagiaroli

Comprar um tíquete no avião de primeira classe traz grandes vantagens ao passageiro como maior espaço para as pernas (em viagens longas, espaço faz uma falta danada), dá o direito de escolher exatamente o que você quer ver, sem contar no sacrossanto direito ao silêncio (acredite: nem sempre é legal ter alguém ao seu lado dentro de um avião). No entanto, a primeira classe não é terra de ninguém.

Por mais que quem esteja nesta área do avião goze um pouco mais de privacidade, um passageiro nos Estados Unidos foi pego vendo “imagens ilícitas” em seu notebook. Ele estava vendo pornografia infantil.

Grant Smith, 47, foi dedurado por um passageiro que, provavelmente, passou pelo corredor e viu as imagens no computador de Smith. A companhia aérea avisou a polícia de Massachussets, que o prendeu no último sábado (26) assim que desembarcou. Ele ainda tentou apagar as imagens, mas a aeromoça pediu para que ele desligasse o computador imediatamente.

A polícia prendeu Smith por posse de pornografia infantil e a expectativa é que ele seja solto ainda nesta semana. Para sair da cadeia, ele deverá pagar uma fiança de US$ 75 mil e ainda não poderá estar na presença de outras crianças sem supervisão.

__

Lá do Gawker e da Fox

Imagem: Reprodução/The Blaze