Blog do UOL Tecnologia

Ganhadora do prêmio da Apple por baixar app de número 25 bilhões nem sabia da promoção
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Ana Carolina Prado

Lembra que, no começo do mês de março, rolou uma campanha da App Store que iria premiar com um vale-compras de US$ 10 mil (cerca de R$ 18,2 mil) quem baixasse o aplicativo de número 25 bilhões?

Pois bem. A vencedora foi a chinesa Fu Chunli, que havia baixado o jogo “Where’s my Water” e, aparentemente, nem estava tão aí para a Apple: ela havia comprado seu iPhone havia menos de um mês e nem sabia da promoção.

Tanto é que, quando um representante ligou para a sua casa dizendo que ela podia retirar seu prêmio, Fu Chunli achou que era brincadeira. O mesmo aconteceu com a mulher britânica que levou o prêmio do download de número 10 bilhões no começo do ano passado. Ela disse “Valeu, mas não estou interessada” e desligou o telefone. As duas demoraram a se convencer de que era verdade.

O prêmio vale para compras na iTunes Store, App Store e iBook Store do país do vencedor. Fu Chunli, que mora em Qingdao, foi recebê-lo na loja da Apple em Pequim e passou um tempão lá testando produtos. Sortuda, ela pôde fazer uma bela compra com US$10 mil, ainda mais na China.

 

Lá do Digital Trends

Imagem:  sinaimg.cn

 


CEO da Apple faz visita surpresa à loja na China. Será que ele deu um pulo também na Foxconn?
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Ana Ikeda

Tim Cook tira foto com mulher que visita Apple Store em Pequim

Steve Jobs, cofundador da Apple, nunca visitou a China, embora grande parte dos produtos da empresa seja feita lá (e consumidores ávidos por comprar novidades em iPads e iPhones morem lá também). Então, uma visita surpresa à Apple Store de Pequim de ninguém mais ninguém menos que Tim Cook, substituto de Jobs no cargo de CEO da empresa, nesta segunda (26), é para lá de curiosa.

Cook esteve mesmo na loja (uma porta-voz da Apple confirmou o fato ao “Wall Street Journal”). Há fotos do CEO passeando em meio a clientes e funcionários vestidos de azulzinho; ele até tirou foto com uma das transeuntes da Apple Store (olha que simpatia aí em cima).

A visita ocorre em hora oportuna: como lembra o site “Apple Insider”, na semana passada a Apple atualizou dados de um relatório sobre condições de trabalho em suas fábricas no país, feito pela Associação do Trabalho Íntegro (FLA, na sigla em inglês). Nele, a Apple afirma que não há menores de idade nas linhas de produção e que a maioria dos seus trabalhadores cumpre jornadas de aproximadamente 48 horas por semana.

Imagem da rede de TV ''ABC'' mostra redes que cercam prédios da Foxconn, colocadas após suicídios de trabalhadores em 2010

Vale lembrar que Cook rebateu veementemente críticas à Apple sobre as más condições em suas linhas de montagem na Ásia, no final de janeiro deste ano. “Qualquer acidente é profundamente preocupante, qualquer problema com as condições de trabalho é motivo de preocupação. Qualquer insinuação de que nós não nos importamos é patentemente falsa e ofensiva”, frisou o CEO da Apple.

Outros sites especulam que a visita pode estar ligada a parcerias com operadoras chinesas. E, por coincidência ou não, a visita do CEO ocorre durante uma greve na fábrica da Foxconn de Taiyuan, na província de Shanxi.

Embora a visita de Cook ao país seja “histórica”, não é ela que vai melhorar as condições de trabalho dos chineses nas fábricas de eletrônicos. Comparados a “animais” recentemente pelo presidente da Foxconn, os funcionários ganharam o terceiro aumento salarial desde 2010 depois das críticas que correram o mundo. Ganham agora US$ 290 (R$ 526) por mês. Por mês, repito. Salário, diz a Foxconn, bem superior que o mínimo fixado por governos locais…

Saiba mais:

Vídeo mostra trabalho em linha de produção da Apple na China

Jovens fazem mais de 10 horas de expediente por dia em fábrica na China

Lá do The Next Web.

Foto: Reprodução/Weibo.com.


Aplicativo no Facebook cria lista de inimigos – sejam eles pessoas, produtos ou empresas
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Ana Ikeda

“Mantenha os amigos perto de você; e os inimigos mais perto ainda.” Para quem acha essa frase “brilhante”, já existe um aplicativo no Facebook que cumpre exatamente esse propósito. O EnemyGraph cria uma lista de desafetos – sejam eles pessoas próximas do seu círculo social, gente famosa… e até mesmo produtos, empresas e instituições.

Depois de montar a sua “lista negra”, o Enemy Graph deixa que você “declare guerra” contra algo ou alguém que deteste. Isso faz com que o desafeto apareça na sua lista pública de inimigos, visível para usuários do aplicativo.

Algo útil, já que o Facebook ainda não lançou o botão “Não Curti”, não é? Mais ou menos. Isso poderia ser perigoso (imagine a quantidade de pessoas preconceituosas e extremistas por aí).

Mas, aparentemente, o aplicativo funciona de forma pacífica. Entre os “inimigos públicos” em alta por lá (como mostra a imagem ao lado) estão o “Racismo” e a Westboro Baptist Church, “igreja” ultrarradical homofóbica. Além deles, tomates, azeitonas e laranjas também figuram na lista. E a série ''Crepúsculo''.

O criador do aplicativo, Dean Terry, da Universidade do Texas, disse ao ''Mail Online'' que o objetivo não é criar desunião, mas sim “conectar e motivar pessoas em torno de coisas que elas não gostem”.

Digamos que a ferramenta tem potencial (e muito) para quem precisa botar a boca no trombone contra produtos, serviços e empresas que desrespeitam os direitos do consumidor — como um “SAC 2.0”.

E você, quem ou o quê colocaria na lista de desafetos?

Leia mais:
Atentas à reputação, empresas adotam redes sociais como o 'SAC que funciona'

Lá do Mail Online.

Foto: Think Stock/Reprodução.


Mulher se distrai enquanto digitava SMS e cai de costas em lago nos Estados Unidos
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Guilherme Tagiaroli

A americana Bonnie Miller (coitada) caiu em um lago enquanto digitava uma mensagem no celular

A vida não está fácil para ninguém, como costumam dizer alguns usuários desta rede de computadores chamada internet. E sua vida pode ficar mais difícil se você faz algo vergonhoso como, por exemplo, cair em um lago enquanto digitava uma simples mensagem de texto.

Isso aconteceu nos Estados Unidos com Bonnie Miller. Ela estava passeando com a família em um píer próximo ao lago Michigan e começou a digitar uma mensagem em seu celular. Ela escreveu três palavras, virou de costas para o lago para continuar a digitar, deu um passo em falso para trás e tchibum!

Quinn, filho de Bonnie, só ouviu a mãe dizer “Oh, Deus” e em seguida mergulhar no lago para a fama. O marido de Bonnie e pessoas que estavam no píer pularam no lago para socorrê-la. Eles a ajudaram a voltar para a superfície da água. Com a movimentação, a guarda-costeira e os bombeiros foram chamados e tiraram Bonnie da água.

O que chamou a atenção no caso é que ela quis aparecer após tudo o que aconteceu. O próprio repórter da TV americana ABC 57, para introduzir a matéria, comentou algo do tipo: “A situação é humilhante, mas ela quis dar entrevista para alertar outras pessoas.”.

“Eu não podia deixar o orgulho me impedir de alertas as pessoas de não digitar mensagens enquanto dirige ou caminha. Pode ser muito perigoso”, disse ele à reportagem.

Apesar de toda a vergonha, Miller não teve nenhum ferimento com a queda. Talvez só um pouco do ego.

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Lá da rede de TV americana ABC 57

Imagem: Reprodução


Microsoft brinca com críticas ao Internet Explorer para vender a nova versão do navegador
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Ana Carolina Prado

Se não pode contra seus inimigos, junte-se a eles. Foi mais ou menos isso que a Microsoft decidiu fazer com os inimigos – ou haters, para sermos mais exatos – do seu navegador Internet Explorer.

A empresa lançou um vídeo engraçadinho que começa com a mensagem: “Você já disse a seus pais que eles tinham que parar de usar o Internet Explorer? Você não está sozinho”. E segue-se uma historinha com um cara contando à sua terapeuta sobre como resolveu seu problema com o IE.

Basicamente, ele o odiava tanto que brigava com todo mundo que o utilizasse, tomando seu computador e deletando o programa de lá. Isso até o dia em que resolveu testar a nova versão e gostou. (Restou o problema da sua relação estranha com seu gato – que ele insiste em dizer que não é um gato, mas uma policial – , mas isso ficou para outra sessão.)

O vídeo faz parte de uma campanha para tentar desarmar os internautas e incentivá-los a testar a versão 9, a mais nova do navegador. Ela conta também com um Tumblr, o “browseryoulovedtohate.com” , que traz gráficos engraçadinhos, sempre com o lema “Retornos vêm em diferentes formatos e tamanhos”. É a ideia de que sempre é possível se reinventar e dar a volta por cima.

“Algumas pessoas estão testando o novo Internet Explorer e, na verdade, gostando – mas elas não vão dizer isso em voz alta. Curioso? É um novo browser”, diz o Tumblr em sua página inicial. O menu horizontal traz novamente a pergunta “Curioso?”, e duas opções de resposta: “Está melhor agora” e “Não”.

Quem clica na primeira opção vai para uma página com críticas de grandes jornais e revistas destacando as suas novas funcionalidades do navegador. Quem clicar na segunda opção vai para uma que reúne comentários de usuários em sites e redes sociais dizendo como o IE9 é bom. Boa saída para usar as críticas de uma forma criativa.

E você, vai testar?


Teste apresenta iPad 2 como novo iPad e usuários a-do-ram a “novidade”
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Juliana Carpanez

Olha só a pegadinha (rá!). Logo após o lançamento do novo iPad, na sexta-feira (16), o site “Gizmodo” entregou o tablet da Apple a diversas pessoas, fazendo um vídeo em que elas avaliaram a novidade. Detalhe: o ultraportátil era o “antigo” iPad 2 e não a versão mais nova.

Questionadas sobre sua opinião, esses não especialistas em tecnologia disseram que o modelo é “muito mais fino”, “muito mais rápido”, “bonito”, “tem resolução fantástica”, “boa distribuição de peso” e outras maravilhas. Duas pessoas não consideraram o tablet mais leve, mas ainda assim teceram elogios ao novo produto da Apple. Que, na verdade, era o velho.

“A Apple não precisa nem mais tentar”, concluiu o “Gizmodo”. Porque independente do que venha por aí, todos vão elogiar os novos (novos?) produtos.

Lá do “Gizmodo” 


Cabine em loja cria mapa em 3D do corpo de clientes e permite encontrar os jeans “perfeitos”
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Ana Carolina Prado

Uma filial da loja de roupas Blomingdale's deu um presentão às mulheres de Los Angeles (EUA) na semana passada. Até o último domingo (18), elas puderam testar uma máquina chamada Bodymetrics Pod, uma cabine que mapeia o seu corpo para ajudá-las a encontrar o par de jeans perfeito para as suas medidas (entre os disponíveis na loja).

O escaneamento, feito com oito sensores Kinect espalhados em círculo dentro da cabine, dá origem a um mapa detalhado em 3D e leva apenas cinco segundos. O legal é que cada cliente pôde criar um login de graça na Bodymetrics para usá-lo em compras futuras.

A ideia dessa tecnologia é permitir, no futuro, que as pessoas “vistam” virtualmente as roupas antes de compra-las, facilitando especialmente as compras online. Vamos acompanhar.

 

Lá do Bodymetrics 

Imagens: Reprodução


Garota manda mensagem engraçadinha para celular desconhecido e se dá mal
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Ana Carolina Prado

Uma garota de 15 anos do Arkansas, nos EUA, quis bancar a engraçadinha e se deu mal. Ela resolveu mandar uma mensagem de texto para um número de celular desconhecido dizendo “já escondi o corpo… E agora?”.

Mas o número aleatório que ela digitou era de ninguém menos que um detetive da polícia – sim, de todas as combinações possíveis, ela acabou fazendo justo essa.

Como era de se esperar, o policial rastreou o seu número e chegou até o seu endereço para prendê-la.

A menina disse que pegou a ideia de uma foto postada no Pinterest (quem não adora quando novas redes sociais começam a fazer sucesso e viram palco ou facilitadoras de acontecimentos bizarros?).

O policial, obviamente, não achou nada engraçado e a liberou, mas mandou que ela nunca mais fizesse algo assim de novo.

 

Lá do Huffington Post

Imagem: Ryan McVay/Thinkstock


Primeiro a comprar novo iPad na Inglaterra “passa a perna” em quem acampou por dias
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Ana Carolina Prado


Chris Leydon (esq.) mostra comprovante de primeiro da fila na PC World em foto do Twitter

Muitos britânicos esperaram na fila da loja da Apple em Londres por dias para comprar o novo iPad. Já havíamos falado por aqui que ela aparentemente havia sido inaugurada no sábado – seis dias antes do início das vendas. Ao longo da semana, mais gente foi chegando. Mas o primeiro britânico a conseguir comprar o seu teve de esperar “apenas” seis horas. E em outra loja.

O autor do feito foi Chris Leydon, um jovem de 22 anos. Ele não usou de nenhum artifício ilícito ou imoral (?) para conseguir isso, só foi mais espertinho. Em vez de esperar na porta da Apple Store, que abriria apenas às 8 horas da manhã desta sexta (16), acompanhou rumores no Twitter de que uma unidade da rede de lojas de eletrônicos PC World (que fica a menos de cinco minutos da Apple) começaria as vendas à meia-noite. Ligou para a loja para verificar, eles confirmaram e ele correu.

Leydon chegou por volta das 18h da quinta-feira (15) e, para sua surpresa, viu que era a única pessoa da fila. Então ele esperou mais seis horas e a loja abriu. Simples assim. E a gente fica imaginando a raiva de quem estava na outra há dias sem tomar banho e comer direito. Se bem que deve ser uma emoção especial comprar um lançamento na própria loja da marca, né? Vai saber.

Foto do primeiro novo iPad vendido no Reino Unido, postada por Chris Leydon no Twitpic

 

Lá do TechCrunch

Fotos: Reprodução/Twitter


Usuário vende no eBay a quarta posição na fila para comprar novo iPad
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Ana Carolina Prado

Um usuário do eBay identificado apenas como se7enthheaven está vendendo sua posição na fila em uma loja da Apple em Londres, Inglaterra, para comprar o novo iPad. Ele está no quarto lugar e, real ou não, já recebeu 13 propostas. A última oferta foi de 76 libras (o equivalente a cerca de R$ 215).

No site, ele (ou ela) diz que nem é fã da Apple e que teria entrado na fila por engano (será que é uma daquelas pessoas que entra em qualquer fila que vê? Se bem que só havia três pessoas quando chegou lá. Vai entender…).

Mas, de fato, se7enthheaven não parece ser fã da Apple mesmo – tanto que está chamando o tablet de “iPad 3” e não “novo iPad” (erro báaaasico).

“Assumi meu lugar na fila por engano há dois dias, sem perceber que era a fila para o novo Apple iPad 3 a ser lançado no Reino Unido em 16 de março. Eu não preciso dessa posição, já que não sou um fã da Apple e, portanto, estou colocando à venda pelo maior lance”, escreveu o usuário.

Ele estabeleceu que o comprador deve tomar sua posição na fila às 8 horas do dia do lançamento (16) e lhe dizer uma senha que será enviada por e-mail. Mas diz que, se a pessoa quiser chegar antes, também pode.

E até dá uma dica: “Uma xícara de café e um bolinho também serão muito apreciados no momento da chegada”. Quem quiser virar a noite também pode aproveitar para adquirir, com ele, um saco de dormir usado por 30 libras (cerca de R$ 85). Mas que belo negociador.