Blog do UOL Tecnologia

Apple registra patente de sistema que faria iPhone mudar de direção durante queda
Comentários 4

Ana Ikeda

Ver um iPhone em queda livre é algo que praticamente parte nossos corações: seja você dono ou não de um, imaginar o smartphone todinho estraçalhado dá dó. Mas isso pode ter uma solução no futuro, de acordo com uma patente registrada pela Apple nos Estados Unidos, segundo  o site “Apple Insider”. A empresa planeja criar um sistema capaz de fazer o celular mudar de direção durante a queda, reduzindo os danos ao aparelho.

Para evitar um “acidente fatal” do iPhone, o aparelho viria com um sensor que detectaria a sua queda livre e qual a posição dele em relação ao chão. Então, um mecanismo interno faria a reorientação do celular, para que ele ficasse em uma posição de queda menos danosa, baseada em estatísticas armazenadas no software do aparelho.

Entre as possíveis soluções físicas para evitar a queda detectada, a patente cita o movimento de massa ponderada no interior do dispositivo, plug para agarrar e evitar a queda, peças como asas que sairiam do dispositivo e até mesmo um mecanismo de impulso (tipo, voa, iPhone, voa).

O processo de registro do “Mecanismo de Proteção para Dispositivos Eletrônicos” foi apresentado pela Apple junto ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos em setembro de 2011. Um ano após o lançamento do iPhone 4, que inovou em termos de design ao trazer um vidro traseiro – mas também tornou o dispositivo bem mais frágil que o 3GS.


Lá do Apple Insider.

Foto: Reprodução/Apple Insider.


Seis em cada dez homens acham que o celular é o 1º item que notamos neles, diz pesquisa
Comentários 2

Ana Ikeda

Mulher: se você achou o comportamento dele esquisito no primeiro encontro, talvez a culpa tenha sido do celular ''ultrapassado'' do seu pretendente. Uma pesquisa revela que cerca de 61% dos homens acham que o primeiro elemento notado em um encontro pessoal é o tipo de celular que eles têm. Apenas 38% das mulheres disseram o mesmo.

A roupa vestida (17%) ficou em segundo lugar na lista de primeiras impressões, seguida do relógio (12%) e do carro (10%). No caso das mulheres, os itens permaneceram nas mesmas posições, mas com um grau mais equilibrado de importância: roupas (26%), relógio (20%) e carro (16%).

Feita com 120 mil pessoas em 15 países, a pesquisa da empresa de vídeos móveis Vuclip mostra ainda que um em cada cinco homens alegou que teria vergonha de deixar alguém ver o celular deles. E um em cada cinco homens disse já ter sido criticado por amigos (pela aparência do celular) enquanto usavam o aparelho.

Cara, se você anda ''complexado'', abaixo você vê uma galeria com várias opções dos últimos lançamentos em smartphone no mercado. Vai que ajuda…

Lá do Huffington Post.

Imagem: Getty Images.


Site substitui letras por caracteres com visual de gato
Comentários Comente

Flávio Carneiro

Depois da língua dos gatos invadir as redes sociais, é a vez das próprias letras tradicionais ganharem pelos e bigodes. O site ‘Nekofont’ transforma caracteres frios e solitários em felinos. O usuário pode entrar na página e digitar qualquer palavra para usar o estilo de letra ‘Neko’.

As ‘cat-letras’, além de as felpudas, são um tanto confusas. É possível dizer que, além as palavras serem um perigo para os alérgicos, as letras ‘Neko’ também deixam tudo criptografadas. É quase tão difícil ler o que está escrito em ‘gatês’ quanto o site, que está em japonês (e no caso das ‘cat-letras',  nem o Google tradutor dá uma força).

Além de gerar uma imagem para o usuário salvar, o site também cria um código para o internauta embedar o conteúdo em sua página pessoal.


PopeAlarm: site promete notificar interessados via SMS ou e-mail sobre a eleição do papa
Comentários Comente

Guilherme Tagiaroli

O site PopeAlarm tem uma função muito simples: avisar aos usuários cadastrados nele se o conclave (reunião de cardeais para escolher um novo papa) já tem uma decisão sobre quem será o novo chefe do catolicismo. Ele dá a opção de o internauta escolher entre ser notificado sobre a decisão dos cardeais por e-mail ou por mensagem de texto no celular.

Pelo fato de o conclave ser uma reunião secreta, o que resta para a mídia é comentar informações de bastidores e especular resultados de bolsas de apostas, até que a igreja apresente o único sinal sobre a situação do encontro dos cardeais: soltar a fumaça preta pela chaminé do vaticano (que indica que não há ainda uma conclusão) ou a fumaça branca (quando um cardeal é escolhido papa).

Logo, o site PopeAlarm parece uma boa alternativa para quem já se cansou do assunto, mas quer ser avisado quando o encontro dos cardeais concluir quem será o sucessor do apóstolo Pedro.

No entanto, a página só tem um problema (e esperamos, de verdade, que ele não aconteça). Ela é feita para apenas UM FIM. Supostamente, ela precisa funcionar em um só dia e em um momento (quando sair o “habemus papam”). Já pensou a vergonha dos desenvolvedores se a pessoa o estagiário responsável esquecer ou atrasar muito o envio da notificação?

Além disso, por ter um fim muito específico, não dá para testar se ele, de fato, funciona. Estaremos rezando, junto com os cardeais, para que tudo ocorra bem.

Conclave para escolha do novo papa

Conclave para escolha do novo papa


__

Lá do PopeAlarm.com

Imagem: Reprodução

Tags : sites


Hater App: a rede social específica para os que gostam de reclamar
Comentários 3

Guilherme Tagiaroli

A gente reclama em tudo quanto é lugar: no transporte público, no trânsito, no elevador, quando estamos sozinhos e, de uns anos para cá, também usamos a internet para este fim tão nobre. O problema é que quando as pessoas reclamam nas redes sociais, elas são tachadas como chatas e, muitas vezes, tornam-se inconvenientes. E isso pode trazer certa rejeição.

Se você curte reclamar, já existe um aplicativo para isso (“there’s an app for that”), como dizia o falecido Steve Jobs. Chamado de “Hater App”, o programa, por enquanto disponível apenas para iPhone, é uma rede social que lembra muito o Instagram pela estrutura, mas não tem filtro para deixar a reclamação mais poética ou com ar retrô.

Na imagem, a página inicial do aplicativo hater (esquerda). No lado direito, uma imagem de trânsito ''odiada'' pelo usuário David. No menu ''estrela'', é possível ver as principais reclamações

O programa permite postar reclamações em formato de texto ou imagens. E conta com uma ferramenta “não curti” ou “odiei”, só que neste caso (imagino) é bom, pois quer dizer que as pessoas apoiam a sua rabugice.

Como no Instagram, há uma área do aplicativo específica para os assuntos mais comentados (no caso, odiados) na rede social.

Apesar de todo o ”negativismo” da rede, segundo Holly Dietrich, gerente de projetos do aplicativo, a ideia é que o programa seja um lugar para que as pessoas possam desafogar suas mágoas para, quem sabe assim, tornar o mundo melhor. O que, nas palavras dela, signfica, por exemplo, reduzir o número de usuários de sandálias Crocs.

Ao tentar usar o aplicativo, o Gigablog pastou. Para fazer o registro de login, o programa demorou uns 2 minutos (uma eternidade!) e apresentou vários problemas estranhos: repentinamente, ele começou a exibir diversas caixas de diálogo e havia uma lentidão fora do normal para navegar no aplicativo. Talvez eles não esperassem que tanta gente quisesse um lugar específico para reclamar.

Dessa forma, fica registrada a nossa reclamação sobre o aplicativo sobre reclamações.

__

Lá do Mashable

Imagem: Reprodução


Ferramenta ajuda a fazer “faxina” no Facebook apontando posts comprometedores
Comentários 1

Ana Ikeda

Se você nem sempre levou uma vida regrada no Facebook (e anda meio arrependido de ter postado algo comprometedor na rede), precisa conhecer o Simple Wash. A ferramenta promete dar uma mãozinha para localizar esse tipo de conteúdo. Dá para achar posts publicados há até três anos (aquela época que nem sua mãe ou seu chefe estavam no Facebook).

O que o Simple Wash faz é varrer o seu perfil em busca de palavras-chave e apontar os posts que podem conter algo comprometedor. No caso do Gigablog, ele achou uma foto com a palavra “sexy” na legenda. Basta clicar no alerta para ir à página do Facebook onde ele está. Daí você decide se apaga ou não aquele post.

Por enquanto, a ferramenta funciona apenas para palavras em inglês, alemão, espanhol e italiano. Porém, se você quiser, pode fazer uma busca personalizada com palavras em português. Comece com palavrões, depois BBB e expressões como “odeio segunda-feira” (#FicaDica).

Para limpar seu perfil no Facebook, é preciso acessar o site do Simple Wash (logado no seu perfil) e permitir que ele acesse as informações que você postou.

Se você usa o Twitter, há também uma versão da “faxina digital” no microblog.

Lá do Mashable.

Foto: Reprodução.


Grumpy cat: participação de gata ‘mal-humorada’ em evento cultural gera protestos no Twitter
Comentários 1

Juliana Carpanez

Grumpy cat ganhou fama de mal-humorada por causa de seu visual peculiar

Foi polêmica a participação da Grumpy Cat, a gata mais famosa da internet, no evento cultural SXSW, realizado em Austin (Texas). Com fama de mal-humorada – seus donos garantem que ela é uma doçura –, a gatinha foi exposta em um estande, como parte de uma parceria entre o site “Mashable” e a marca de ração Friskies. A ação gerou críticas na internet, pois muitos consideraram uma crueldade com o bicho.

Por mais adorável que Tardar Sauce seja (esse é seu verdadeiro nome), é improvável que ela tenha gostado de interagir com diversas pessoas, que queriam fotos com a figura popularizada na internet — muitas até a pegaram no colo. Por isso, diversos blogs protestaram e criou-se a hashtag #freegrumpycat (libertem a grumpy cat) para criticar a ação.

“Se eu fosse uma gata mal-humorada, o último lugar que eu gostaria de estar seria uma festa realizada 24 horas por dia, durante vários dias, onde uma multidão de bêbados espera na fila pela chance de tirar uma foto comigo. Deus sabe que eu já acho difícil estar perto deles como humano, capaz de pensar racionalmente. Quem pode imaginar como é essa situação para um pobre gato?”, escreveu Mike Isaac, do site All Things Digital.

Foi ele quem começou com o movimento Free Grumpy Cat, no sábado (9), pedindo que ninguém tirasse foto com o bicho – logo no início do texto, Isaac diz não ser um ativista das causas animais.

A história repercutiu no Twitter, mas não impediu que a ação de marketing fosse levada adiante – a aparição da gata estava agendada para sexta, sábado e domingo. A “CNN” informa que os participantes do evento em Austin esperavam cerca de 90 minutos na fila para passar 30 segundos ao lado do bichano.


Leia também:
Com fama de mau humor na internet, gato Grumpy Cat é fêmea e adora brincar
Reality show mostra a dura vida de quem trabalha postando fotos de gatos na web
Para adotar gato, pai exige mil “curtir” no Facebook; filhos superam os 110 mil


Desenhista mostra como perfil dos gatos muda de acordo com as redes sociais
Comentários 1

Juliana Carpanez

Um desenhista norte-americano identificado como Devin publicou em seu site uma série de desenhos sobre os donos da internet: os gatos. As imagens mostram como os internautas usam diferentes estilos para apresentar seus felinos em diversas redes sociais. Espia.

Facebook. Aqui estão sete álbuns das atividades diárias do meu gato. Curta se acredita em Jesus. Não curta se quiser ir para o inferno.

Youtube. Assista a esse vídeo de um gato babando enquanto dorme. Meu deus, que incrível, olhe esses 15 milhões de views.

Twitter. Insira um artista sem talento gabando-se de como seu gato fofo quebrou o iPhone 5.

Instagram. Fotos do meu gato com todos esses filtros vintage. Muito hipster!

Tumblr. Um GIF do meu gato andando de patinete. 123456 reblogs, meu deus!

Pinterest. Eis aqui um tutorial que ensina a vestir seu gato como um gentleman.

Bônus:

Lá do: According to Devin 

Leia também:
Com fama de mau humor na internet, gato Grumpy Cat é fêmea e adora brincar
Reality show mostra a dura vida de quem trabalha postando fotos de gatos na web
Para adotar gato, pai exige mil “curtir” no Facebook; filhos superam os 110 mil


Oito em cada dez homens jogam com smartphone ou tablet durante jantar, diz pesquisa
Comentários 8

Ana Ikeda

Precisa de companhia para o jantar? Chame uma amiga: uma pesquisa mostra que 80% dos homens preferem ficar jogando no tablet ou smartphone durante a refeição. Além disso, 76% deles ficam sentados em silêncio diante do par enquanto navegam na internet. E jantam.

Outros dados da pesquisa são ainda mais “alarmantes”: 84% das pessoas entrevistadas disseram ficar bravas se forem interrompidas enquanto usam o celular ou tablet no jantar.

Algumas pessoas até preferem conversar com seguidores que eles nunca viram em pessoa do que com um parceiro, familiar ou amigo de carne e osso.

“É quase como se o mundo em volta não existisse”, diz Mark Hall, da Socked.co.uk, que conduziu a pesquisa no Reino Unido.

Outra opção de companhia (#FicaDica) é arranjar… um smartphone também.

Lá do Daily Mail.

Foto: Getty Images.


Campanha critica uso excessivo de Photoshop desfazendo retoques com truque no programa
Comentários Comente

Guilherme Tagiaroli

A Dove, marca de produtos de higiene pessoal, tem uma campanha de marketing intitulada “Real Beauty” (ou beleza real). Em uma das ações da campanha, a marca fez um comercial com “mulheres reais” (em que havia moças com diferentes tipos de corpos).

Ainda baseada no conceito de “beleza real”, a empresa de higiene pessoal fez uma ação voltada para diretores de arte, designers gráficos e retocadores de foto. Para isso, a companhia criou uma Action (conjunto de ações) do Photoshop e disponibilizou o download em sites acessados por essas pessoas – um deles é a rede social Reddit.

Na descrição, apenas dizia que ao usar a Action, a pessoa retocada no Photoshop ficaria com uma pele mais bonita.

No entanto, a Action desfaz todas as ações já feitas relacionadas a retoques no Photoshop. E ainda coloca uma mensagem na foto alterada: ''Não manipule nossas percepções da beleza real''. Detalhe: isso só funciona com quem já estava mexendo em uma imagem no programa da Adobe. Não adianta pegar uma foto de uma revista, procurar a Action da Dove e tentar fazer com que o Photoshop magicamente mostre as imperfeições da modelo.

O pacote de modificações da Dove no Photoshop é facilmente reversível. Bastar dar um Ctrl + Z que o programa desfaz a ação.

A premiada campanha “Real Beauty” celebra a imperfeição e corpos envelhecidos. Segundo a marca, essa mulheres (que não são perfeitas e envelhecem) são tão bonitas quanto as que são mostradas em propagandas. Aqui há um link (em inglês) da agência de publicidade que explica como a campanha foi feita.

Apesar da boa iniciativa da Dove, a Unilever, empresa dona da marca de higiene pessoal, é constantemente acusada de ser machista pelos comerciais do desodorante Axe.


__

Lá do Mashable
Imagem: Reprodução