Blog do UOL Tecnologia

Ferramenta separa e-mails pessoais de mensagens publicitárias
Comentários Comente

Ana Ikeda

O problema é bastante comum: você se cadastra em um site de produtos e serviços e passa a receber e-mails marketing com ofertas diariamente, o que acaba atrapalhando a visualização de mensagens pessoais. Mas eis que alguém atendeu às suas preces e criou uma ferramenta que separa o caos do mundo real chamada PhilterIt.

O PhilterIt é uma espécie de plataforma única, onde você vai reunir várias contas de e-mail (como Gmail, Yahoo, Aol Mail). Além de agregar os serviços de mensagens, você escolhe quais marcas são de fato importantes para você, para que esses e-mails publicitários continuem em destaque. Depois, faz o login no serviço e de lá acessa as mensagens dos vários correios eletrônicos.

São três menus diferentes na plataforma: Tudo, Pessoal e Marcas, você vai navegando nos quais desejar.

É possível acessar o PhilterIt do computador, tablet ou smartphone. A empresa que desenvolveu a plataforma afirma que a solução é segura, pois embaralha os dados que são puxados dos servidores de e-mails até carrega-las na caixa do PhilterIt.

Costuma ter problemas com a quantidade enorme de spams? Veja mais dicas abaixo:

Saiba como evitar spam

Veja Álbum de fotos

Lá do Mashable.

Imagem: Reprodução.


Britânica é bombardeada no Twitter com reclamações ao ser confundida com banco
Comentários Comente

Ana Ikeda

A prática já é comum no Twitter: quando você quer reclamar de algum serviço que não está funcionando, corre para o microblog e faz um post mencionando (e muitas vezes ''detonando'') a empresa. O hábito dos tuiteiros, no entanto, tem tirado o sossego de uma britânica, por um detalhe pitoresco. Ela usa como apelido na rede social o nome de um banco do país. A instituição financeira, desde o dia 19 (!!!), está com problemas no sistema de informática.

Natalie West (abaixo), 22, professora em Newcastle, usa o nome de usuário @NatWest no Twitter, apelido que tem desde o colégio. É o mesmo nome pelo qual o banco NatWest (abreviação para National Westminster Bank) é conhecido.

Com  cerca de 12 milhões de correntistas, o banco Nat West deixou de realizar pagamentos de contas, salários e outras transações por um bug no sistema de TI que começou dia 19. O desastre tecnológico foi tamanho que a empresa teve de abrir todas suas 1.200 filiais em pleno domingo para corrigir transações que foram interrompidas ou mesmo “apagadas” do sistema. #EpicFail

Clientes completamente transtornados (com razão) estão descarregando há uma semana toda sua raiva em @NatWest (a pobre Natalie). Ela contou ao “Daily Mail” que recebeu mais de 200 mensagens e que até achou a situação “divertida”. Para tentar desfazer o engano, agora ela adicionou à sua descrição no Twitter: “Sou uma mulher de 22 anos e não um banco”.

Natalie disse ainda que não pretende mudar de apelido no microblog. “Meus amigos acharam hilário quando contei sobre as mensagens.”

É, @NatWest, só rindo mesmo…

Lá do Daily Mail.

Foto: Reprodução.


Google pode anunciar tablet de 7 polegadas em conferência anual nesta semana, afirma site
Comentários Comente

Ana Ikeda

É Google, agora só falta você: depois do lançamento na última semana do Surface, tablet de fabricação própria da Microsoft, fãs de tecnologia aguardam (há muito tempo) que a gigante de internet mergulhe de cabeça no mercado dos ultraportáteis. E, segundo o Gizmodo Austrália, é justamente o que deve ocorrer na próxima quarta (27).

É nesta data que começa o Google I/O,  conferência anual de desenvolvedores da empresa. De acordo com o site de tecnologia australiano, que diz ter tido acesso a um “documento de treinamento” do Google, o tablet que será lançado pela empresa terá 7 polegadas (como o Galaxy Tab 7, da Samsung), processador Tegra 3 quad core de 1.3 Ghz, NVIDIA GeForce GPU e duas versões de armazenamento (8 GB e 16 GB). Claro, o tablet vai rodar o novo Jelly Bean, sucessor do sistema Ice Cream Sandwich (Android 4.0), já “vazado” semana passada.

Um pequeno tablet ''gigante'' (em processamento, digamos). Mas difícil concorrer com um iPad ''grandão'' (em tela) e veterano (no mercado há dois anos)…

O preço, prossegue o site, deve ser de US$ 199 (8GB) e US$ 249 (16 GB), que terá fabricação da Asus.

Curtiu?

Lá do Gizmodo Austrália.

Foto: Reprodução.


Metade dos usuários do Facebook já excluiu amigos que compartilham posts demais
Comentários 89

Ana Ikeda

Chatos no Facebook estão com os dias contados (ou mais ou menos isso), segundo uma pesquisa americana: cerca de 46% dos usuários da rede social admitiram ter excluído algum contato por ele compartilhar informações demais na Timeline.

Além das atualizações de status ''compulsivas'', outros comportamentos reprovados pelos usuários do Facebook e “punidos” com a exclusão da lista de contatos incluem compartilhar fotos excessivamente (um terço dos pesquisados reclamou disso) e curtir centenas de páginas de uma só vez (um quinto dos entrevistados disse não suportar isso). Digamos que são ações definem bem o chato típico do Facebook.

“Fica insuportável ver a mesma pessoa atualizando o status toda vez que você faz login”, explicou ao “Daily Mail” Mark Pearson, presidente da MyVoucherCodes , empresa que conduziu a pesquisa. A pesquisa foi feita com 1.750 usuários da rede social nos Estados Unidos.

Mas enquanto metade dos entrevistados disse excluir os “chatos”, a outra metade (dã) disse ter dó de fazer isso… os usuários confessaram apenas terem usado a opção de esconder atualizações desses contatos inconvenientes.

Quem nunca…

Mais sobre o Facebook:

Conheça cinco tipos de pessoas que você nunca deve(ria) adicionar como amigos

Como Excluir seu Facebook: veja passo a passo

Piadas no Facebook mostram abismo sobre como você se vê e como o mundo vê você

Ajustes no Facebook ajudam a ficar invisível para usuários do bate-papo da rede

Capas para Facebook deixam seu perfil de cara nova; faça o download grátis

Lá do Daily Mail.

Foto: Think Stock.


Carro conceito chinês parece “voar” e faz de janela uma tela de cinema
Comentários 1

Ana Ikeda

Com design definido pelo próprio criador como “super sexy”, esse carro conceito chinês é uma daquelas invenções que gostaríamos de ver (logo) rodando nas ruas. O Taihoo 2046 nem parece tocar o chão com seu design futurista e vira uma central de entretenimento, transformando a janela do carro em uma tela de cinema.

O carro conceito criado por Hao Huang e mostrado no Yanko Design tem como público alvo casais chineses entre 18 e 35 anos, que são “grandes gastadores e amantes de tudo que é chamativo”, diz o criador. Ele é inspirado em uma pedra chamada Taihoo, que é porosa, assim como seria o carro e suas transparências, segundo Huang.

O Taihoo 2046 parece ''voar'' porque tem três rodas posicionais mais centralmente (uma na parte da frente do modelo e outras duas na de trás).

O interior do Taihoo 2046 poderia se transformar em uma espécie de tenda, com as janelas ligeiramente curvadas para projetar vídeos (veja foto ao lado).

Os bancos também poderiam ser deitados para que virassem uma cama. Ok, sacamos a intenção de fazer um carro para casais, Huang!

Carros que flutuam parecem ser o grande sonho chinês: a Volkswagen iniciou o projeto ''Carro do Povo'' na China, um modelo de veículo que seria em formato de roda e transportaria dois ocupantes. Ele poderia andar como um automóvel comum, mas também teria energia eletromagnética para  o levantar do chão — os carros só flutuariam em vias magnetizadas (como um trem bala).

Carros-conceito

Veja Álbum de fotos


Lá do Yanko Design.

Foto: Divulgação.


Pesquisa: quem usa Yahoo Mail gasta 11% mais energia elétrica do que quem tem Gmail
Comentários 2

Edgard Matsuki

Pesquisa indica que usuários do Yahoo gastam mais de eletricidade

Se você quer saber se uma pessoa gasta muita ou pouca energia elétrica, dê uma olhada no servidor de e-mail dela. Pelo menos é o que garante uma pesquisa feita pela empresa americana de energia elétrica Opower. A pesquisa diz que pessoas que usam o e-mail do Yahoo gastam 11% a mais de energia elétrica do que usuários do Gmail.

Enquanto pessoas que acessam o Gmail gastam, em média, 1.000 dólares por ano, usuários do Yahoo Mail tem despesas anuais de 1.110 dólares. Segundo a pesquisa, a diferença de gastos de energia elétrica de quem usa os dois servidores de e-mail é equivalente ao consumo de todos os 287 mil moradores de Barbados, uma ilha no Caribe.

Os principais motivos apontados estão relacionados aos locais em que as pessoas vivem (quem usa Yahoo Mil vive mais em zonas rurais e subúrbios e tendem a ficar em casa), faixa etária e estilo de vida. Enquanto usuários do Gmail são mais jovens e solteiros, os do Yahoo são mais velhos e têm família. Isso garante mais despesas.

As más notícias para usuários do e-mail do Yahoo não param por aí. A pesquisa indica que usuários do serviço têm menos chances de conseguir crédito (também, gastando tanta energia), mais chances de serem despedidos e demoram mais para descobrirem novidades tecnológicas.

O relatório da pesquisa dá um conselho para os usuários do Yahoo: “Não adianta trocar o e-mail. O ideal é cuidar com os gastos de energia. Quem sabe em uma outra oportunidade teremos a conclusão de que todos economizam”. Por enquanto, está válida a máxima “diga-me o que acessas e eu te direi quem és”.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui.


Cagification deixa você com a cara do ator Nicolas Cage (pensou que era outra coisa?)
Comentários Comente

Ana Ikeda

O que você faria se estivesse precisando de uma graninha extra na conta do banco? Venderia Cupcake? Trufa? Pão-de-mel recheado? Nos Estados Unidos, alguém teve a seguinte ideia: Cagification.

Ao contrário do que você possa ter pensado (em português), caro leitor do Gigablog, não se trata de nada escatológico. Um vendedor no Etsy, site mais conhecido por gadgets artesanais do que por ideias bizarras, decidiu colocar o rosto do ator Nicolas Cage em fotos. Por DOZE DÓLARES (cerca de R$ 24) você pode ter um arquivo em JPEG com seu corpo “photoshopado” com a cara do ator. Veja abaixo uma ''amostra'' do trabalho:

Jazzberry Blue, como se identifica o autor do “serviço”, é bem sincero na descrição da oferta: “Não quero fazer isso, nem vou ter satisfação pessoal. Não sou um fã doido do Cage, nem assisto a seus filmes e não sei explicar por que motivo ele assombra meus sonhos. Estou fazendo isso porque preciso de US$ 12”, escreve.

Se você já parece com o “Nic”, continua o artista, pode ter fotos editadas de outra forma – ganhando olhos diabólicos, cicatrizes, herpes… ou virar um esquilo voador.

Okay, vamos parar o post por aqui! 😀

Lá do GeekoSystem.

Imagem: Divulgação.


Site de relacionamento organiza encontros às escuras e ainda “banca” a bebida
Comentários Comente

Guilherme Tagiaroli

Sites de namoro na internet existem aos montes. Tem alguns que são temáticos (específicos para pessoas de certa religião ou etnia) e a maioria abrange todos os tipos de grupos possíveis. No entanto, um site de relacionamento americano tem feito algo diferente: ele arma um encontro às escuras baseado em afinidades de perfil e ainda “banca” a bebida (em breve, vocês entenderão o motivo das aspas).

Chamado de Grouper, o site por enquanto só funciona em algumas cidades dos Estados Unidos. O usuário faz login no serviço pelo Facebook e ele tenta achar pessoas baseadas em afinidades. Em nenhum momento os interessados podem ver fotos ou dados sobre o pretendente. Eles só recebem o horário e o local do bar ou restaurante em que ocorrerá o encontro.

O que chama a atenção é que o encontro nunca é só de um casal. Antes de irem a um bar, as pessoas que tiveram seus perfis combinados devem chamar mais dois amigos solteiros – aliás, vai que o pretendente (ou a pretendente) não é lá aquelas coisas (ao menos vai valer a pena a presença dos amigos, né?).

Antes do encontro, o trio deve pagar uma taxa de US$ 60 ao serviço (US$ 20 por cabeça) para custear a rodada de bebida.

Apesar de parecer estranha a experiência, o que o site, de fato, tenta vender é segurança. Ao escolher lugares e dando a opção de levar amigos, o serviço sabe, em tese, onde as pessoas estão e que elas não ficarão muito tímidas, uma vez que estão com amigos.

O próprio dono do site, Michael Waxman, utilizou os serviços do Grouper. Após ir a cinco encontros, ele achou o amor de sua vida e ainda conseguiu com que seus amigos também se arranjassem.

__

Lá do Huffington Post

Imagem: Thinkstock


Estudo diz pela foto do perfil do Facebook qual é a origem cultural de uma pessoa
Comentários 4

Ana Ikeda

Pois é, não é mágica, nem “achismo”: um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, usou o Facebook para mostrar qual é a origem cultural de uma pessoa, se ocidental ou oriental. Como? Os pesquisadores simplesmente analisaram as fotos de perfis na rede social.

Segundo o estudo, pessoas cujas raízes são da cultura oriental – não importa onde estão morando atualmente – tendem a usar fotos de perfil no Facebook que mostram o contexto do local onde a imagem foi captada. Isso ocorre porque esses usuários vêm de sistemas sócio-culturais interdependentes e coletivistas.

Já ocidentais publicam fotos no perfil da rede social que mostram apenas seus rostos, o que reflete, de acordo com os pesquisadores, raízes mais independentes e individualistas.  Veja o exemplo dado pelos pesquisadores:

Para chegar a esses resultados, os psicólogos Chih-Mao Huang e Denise Park analisaram 1.200 fotos de perfis no Facebook, de usuários nativos dos Estados Unidos e de Taiwan. A primeira análise foi feita com uma amostra de estudantes da Universidade de Illinois; depois, foram analisados perfis de estudantes de universidades no Texas, Califórnia e Taiwan.

Segundo Park, essas escolhas não são conscientes. “Isso representa a lente pela qual cada uma das duas culturas vê o mundo. Acreditamos que esses valores esculpem fundamentalmente o pensamento e escolha de um indivíduo, incluindo o design de sua foto no Facebook”, disse à “ABC News”.

Mais informações sobre o estudo estão aqui.

E aí, já analisou sua foto? Está mais para a cultura oriental ou ocidental?

Lá do Huffington Post.

Foto: Reprodução/Facebook.


Site promove disputa entre fotos para saber quem é a pessoa mais quente do Instagram
Comentários Comente

Edgard Matsuki

Site promove disputas para saber qual é a pessoa mais quente do Instagram

Para os internautas, uma chance de ver fotos de pessoas bonitas e ter a experiência de ser um jurado de concurso de beleza. Já para quem gosta de postar imagens provocantes no Instagram, é chance de ser tornar (extraoficialmente) a “pessoa mais quente” da rede social. Essas duas frases resumem tudo que o Hotstagram vai proporcionar para você.

O site funciona da seguinte forma: ao acessar a página principal, você escolhe se gosta de meninas ou de meninos. Depois disso, você vai se deparar fotos de duas beldades selecionadas para a disputa. A única coisa que tem de decidir é qual delas que você acha mais, digamos, bem apessoada.

A partir do momento em que você realiza um voto, é direcionado para uma nova disputa. Tudo que você tem de fazer é votar novamente. Cada disputa vale um ponto no ranking dos “mais quentes do Instagram”. Por enquanto, moças (e moços) com pouca roupa dominam a preferência do público.

A “genial ideia” de promover disputas entre garotas de lingerie surgiu de um sujeito de 27 anos que gosta de ser chamado de “Captain Kirk”. O site está no ar desde o dia segunda-feira (04). Segundo Kirk, 150 votos são realizados por hora no site. Você pode conferir o ranking do Hotstagram clicando aqui.

Veja também: Boobstagram exibe fotos de decotes femininos em prol de campanha contra câncer de mama